ATIVIDADES RECREATIVAS... EDUCAÇÃO INFANTIL
1.Dança da Cadeira: A atividade se iniciará com 7 alunos por vez, para ser melhor organizada. Os demais ficarão esperando sua vez ao lado acompanhando a musica através de palmas. Serão 7 participantes em volta de 6 cadeiras. Os alunos irão caminhar em velocidade média em volta das cadeiras, e quando a música e as palmas pararem de tocar, eles sentarão nas cadeiras. Sempre sobrará 1 aluno em pé. Então este sairá da brincadeira e vai para a fila de espera e bater palmas com os outros. E também sairá uma cadeira, de modos que o jogo segue sempre da mesma forma que iniciou. A cada parada na música, sai um participante e uma cadeira, e só terminará quando sobrar apenas um aluno sentado na cadeira.
2.Enchendo as Garrafas: Serão colocados 4 baldes paralelos com água – um para cada aluno – e a 8 metros aproximadamente na frente de cada balde terá uma garrafa vazia de plástico. Cada aluno com um copo na mão terá que pegar água do balde e encher a garrafa. O vencedor desse jogo se caracteriza por ser mais rápido e conseguir encher totalmente a garrafa com água. Essa atividade será realizada de 4 em 4 alunos por motivo de material, espaço que a escola possuem Quando o primeiro grupo acaba, começam mais 4 que estão na espera.
3.Duro ou Mole: Os alunos serão espalhados por toda a quadra e será escolhido um pegador no qual tem a função de tocar nos fugitivos e dizer “duro!” quando o fugitivo for pego, ele deverá fixar-se no lugar sem se mexer até vir um outro fugitivo e dizer “mole!”
4.Buscar a Bola: Os alunos irão se organizar numa fila lado – a – lado, separado meninas de meninos. Ficará uma bola a 8 metros aproximadamente na frente de cada grupo. O jogo é em forma de competição, e o primeiro de cada fila terá que correr até a bola, pegá-la e trazer para o segundo. Ligeiramente o segundo da fila levará a bola no lugar em que ela se encontrava. Em seguida, o terceiro busca a bola, e assim segue o jogo sucessivamente até a bola chegar no primeiro da fila novamente. O grupo que terminar primeiro será vencedor.
5.Lenço Atrás: Sentados em roda, os alunos irão cantar e bater palma: “lenço atrás, corre mais...” ; um deles ficará de fora com um lenço na mão e correndo em volta da roda e que deverá jogar o lenço atrás de um outro aluno que está sentado e cantando. Este então levantará com o lenço na mão e tentará jogar o lenço no aluno que deixou o lenço atrás dele. Se ele não conseguir jogar o lenço nas costas do aluno que está correndo ele continua a brincadeira, mas se caso ele conseguir, o outro volta a correr em volta da roda. E o aluno que correr do lenço deverá dar a volta na roda e sentar no lugar do aluno que está com o lenço.
6.Bola ao Túnel: De pernas afastadas e dispostos em colunas, os alunos terão que passar uma bola de mão em mão até o fim da coluna (o túnel). Quando a bola chegar no último da coluna ele terá que ir com a bola para o início e recomeçar o jogo. O jogo só termina quando todos executarem o jogo. E será vencedor a equipe que terminar primeiro.
7.Quem é o mestre: Em circulo. Os alunos deverão repetir os gestos e movimentos que um dos amigos, determinado pela professora, estará executando. Um aluno será retirado do circulo e quando voltar tentara descobrir quem e a criança determinada que esta comandando os movimentos do grupo. Terá três chances para descobrir o maestro do grupo, se conseguir quem tomara o seu lugar será exatamente quem estava comandando os movimentos, caso contrario ficara fora da atividade.
8.Caixa mágica: Em circulo, sentadas. Durante o som de uma musica ou palmas, os alunos passarão uma caixinha,quando a musica parar, quem estiver segurando a caixa devera retirar uma gravura selecionada pelo professor, que já estava disposta na caixa e fazer o som ou uma mímica da gravura, os outros tentarão adivinhar qual e figura retirada.
9.Minha Boneca de lata
Em circulo, na posição em pé. A professora orienta os alunos a memorizar as partes do corpo, que serão apontadas de forma crescente durante o desenvolvimento da atividade.
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão.
Levou mais de uma hora pra fazer arrumação
Desamassa aqui (apontando na cabeça) pra ficar boa.
Vão se acrescentando outras partes do corpo, memorizando a seqüência correta.
10.Dança da conga. Em círculo, na posição em pé. O comando dos movimentos vai passando por todos os alunos, quando tem citado o seu nome durante a música: Conga, conga, dança da mironga / uma mão vai à cabeça e a outra na cintura mexendo a bunditia e dançando esta conguitia e agora quero ver o (nome de uma pessoa) dançar conga.
Para finalizar a aula uma roda de conversa: Onde o professor ira questionar seus alunos, com base nas atividades que os mesmo executaram
11.Fui à Nova York
Música: Quando fui à Nova York visitar a minha tia, ela me ensinou a dançar o chep-chep (1ª parte) dança o chep-chep, dança o chep-chep, dança o chep-chep, mas dança bem (2ª parte).
12.Pega-pega na linha
Formação: Alunos espalhados pelas linhas desenhadas na quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para correr com o arco e tentar pegar os colegas, quem for pego será o pegador.
13.Pega-pega com bola
Formação: alunos espalhados pela quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para ser o pegador, este deverá correr pelas linhas tentando capturar os outros. O aluno que for apanhado deverá ajudar a pegar os companheiros.
14.Comando sobre a linha
Formação: Alunos espalhados nas linhas da quadra Execução: Primeiro a professora pedi para os alunos caminharem livremente pelas linhas, depois vai mudando o jeito (forma) de andar, do lado direito/Esquerdo, frente/trás, na ponta do pé grande/pequeno, gatinhando E ETC...
15.De pé em pé.
Os alunos sentados em roda com os pés descalços. Um aluno colocara um cartão entre os dedos do pé e entregará ao colega do lado direito, que também tentará pega-lo com o pé. Quem deixar o cartão cair entrega o cartão ao colega da direita e continua a brincadeira.
A mesma brincadeira será adaptada utilizando os dois pés. Os alunos passaram uma bola, depois uma caixa.
16.Corrida dos sapatos.
(a) traçam-se duas linhas paralelas ama distancia de 5 metros.
(b) atrás de uma de linha a de partida, ficam alinhados os participantes.
(c) na outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados.
Ao final da professora, todos correram para pegar os sapatos,terá que calçar antes de voltar para a linha de partida.
O primeiro que ultrapassar a linha de partida, com os sapatos devidamente calçados será o campeão.
17. Futebol sentado.
A turma se divide em dois grupos. Cada grupo terá que escolher um nome a sua equipe.
No pátio marcaremos o espaço e o gol, que por sua vez não haverá goleiro.
Time para um lada, time para o outros, sentados ao chão, a docente soltará a bola, e as crianças terão como objetivo marcar o gol.
Ganha a equipe que marcar mais gol, no espaço de tempo em que a professora solicitou.
18.Alongamento
Circundução dos braços para frente/trás;
Afastamento lateral das pernas;
Rotação do tronco para a direita e esquerda;
Circundução anterior-posterior dos braços no prolongamento do corpo.
Flexão do tronco á frente, tentando tocar a mão no chão...
19. Pega-pega com arco.
Formação: alunos espalhados pela quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para correr com o arco e tentar pegar os colegas, quem for pego será o pegador.
20.Circuito Motor.
Saltitar em um pé só ao som de uma música
Andar em cima de uma linha traçada no chão, com uma bola na mão.
Andar em curvas
Pular entre arcos
Engatinhar por baixo de cadeiras
Virar cambalhota com auxilio do professor em um colchonete
21.Brincando com a Respiração:As crianças receberam jornais, onde ira fazer uma bola, a professora passará durex para que a bolinha fique mais firme. A docente marcara uma linha de saída e outra de chegada com a fita crepe. As crianças colocaram suas bolinhas no chão atrás da linha de saída, ao sinal do apito, as mesmas assopraram as bolinhas ate a linha de chega. O vencedor e aquele que a bolinha chegar primeira à linha de chegada.
22.Jogo da bolinha:Cada equipe ficara dentro de um espaço já delimitado. Ao sinal da professora cada aluno terá que arremessar suas bolinhas de jornal no espaço da outra equipe, e deverá pegar no chão as bolinhas que a outra equipe arremessou, e de volver ao espaço da equipe adversária.
As equipes deverão ficar com a menor quantidade de bolinha possível em seu campo, ao sinal da professora os alunos deveram parar de arremessar ou apanhar as bolinhas do chão, as bolas ficarão com os alunos e no chão de cada equipe será contada. Ganha a equipe que tiver ficado com a menor quantidade de bolinhas.
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