OI gente! vejam esta brincadeira usando tnt e bola .corte vários furos circulares no tnt com tamanhos diferentes ,peça que as crianças movimentem fazendo com que a bola caia através dos furos.
sábado, 27 de julho de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
40 atividades para recreação e gincana!!!!!
Atividades
Recreativas e Tarefas de Gincana
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1) CORRIDA DA VASSOURA
Corre um representante de cada equipe nessa
corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão
enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor
volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa
corretamente primeiro.
2) CORRIDA DE BRAÇO
Correm dois representantes de cada equipe. Serão
feitos no chão dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada participante.
Os participantes se apoiam um no ombro do outro, com os braços. O objetivo é
empurrar o adversário e fazer com que ele ultrapasse o seu risco. Quem
conseguir isso primeiro, vence a prova.
3) EMPURRA EM CIMA
É uma corrida de braço, a diferença é que corre
uma dupla de cada equipe, sendo que um da dupla irá subir em cima do pescoço
do parceiro e, apenas os montados, irão empurrar. Quem fizer a dupla
adversária ultrapassar a risca, vence.
4) CORRIDA DOS SENTADOS
Corrida de ida e volta onde os participantes
correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na
volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
4A) CORRIDA DE CADARÇOS
Corrida de duplas, de ida e volta, onde os
participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na
volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem
voltar primeiro.
5) APERTO
Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em
um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam
nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá
reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus
componentes. E assim o jogo prossegue até o retângulo ficar tão pequeno a
ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra
equipe.
6) GUERRA DE PAPEL
Jogam duas equipes em dois campos distintos,
separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição dezenas de
bolinhas de papel. Elas começarão a jogar essas bolas de papel no campo
adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar as bolinhas de papel
do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem.
A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.
6A) BAMBOLÊ DE GUERRA
Jogam uma dupla de cada equipe. As duplas
entrarão em um bambolê e ficarão de costas para a outra, pois correrão de
frente. Serão feitos dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada lado do
bambolê. O Objetivo é correr e fazer força para ultrapassar a linha, mas será
difícil, pois a outra dupla irá fazer o mesmo. A dupla que conseguir
ultrapassar o risco, vence.
7) TÚNEL
Jogam duas equipes com número de participantes
iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do
outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do
mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a
frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas
irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a
linha de chegada primeiro.
8) MACACO CEGO
Duas equipes participam. Cada equipe escolhe o
seu representante. O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias
linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do
percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão
vendados, a equipe pode ajudar. Quem pisar na linha volta pro começo, podendo
tirar a venda nesse tempinho. Ganha quem sair do percurso sem pisar na linha.
9) 2º ANDAR
Pega-pega de duplas. Cada dupla é formada por um
montado e um montador. O montador deverá montar no pescoço do montado e pegar
os outros que também estão montados. Só os montados podem pegar. Quem for
pego, pega.
10) CORRIDA AO CONTRÁRIO
Os corredores dão 25 voltas em um cabo de
vassoura e correm de costas até a linha de chegada. Quem chegar primeiro,
vence.
11) VASSOBOL
Dois rivais disputam para colocar a bola no gol
adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.
12) CEGOBOL
Futebol comum, só que todos os jogadores jogarão
de olhos vendados. Ganha a equipe que fizer mais gols.
13) PÉ COM PÉ
Corrida de duplas de ida e volta onde um
participante sobe no pé do parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr.
Na volta, ele pulará (de costas). Ganha quem chegar primeiro.
14) TOCA
Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço
amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de
jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes,
todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada.
Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma
toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar
na última toca.
15) TOCA COOPERATIVA
As mesmas regras do “Toca” comum. O segredo do
jogo é não eliminar nenhum participante, só tocas, ou seja, a cada rodada,
você desfaz uma toca e ainda assim todos deverão entrar em uma toca, como
puderem: no colo, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há
vencedores.
16) MINHOCA
É uma corrida de ida e volta, mas os
participantes, ao invés de correrem, rolam pelo chão. Ganha quem chegar
primeiro.
17) CORRIDA DE CADEIRAS
Corrida de trios. Cada trio é composto por duas
pessoas que unem os braços e formam uma cadeira e um rei que irá subir na
cadeira (união de braços). O objetivo é correr e descer o rei na linha de
chegada. O trio que conseguir isso primeiro vence.
18) ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga
amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e
proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.
19) REVEZAMENTO DOS RODADOS
Igual ao revezamento do atletismo, mas antes de
correr é preciso dar 25 voltas em um cabo de vassoura. São 4 participantes
por equipe e ganha a equipe cujo o último participante chegou primeiro. Se
cair, levanta e continua.
20) ARTILHARIA
Dois times em dois campos separados por uma
linha. No final de cada campo, é colocada uma garrafa peti. Uma pessoa de
cada equipe tenta jogar a bola e derrubar a garrafa do adversário. A equipe
que derrubar a garrafa deverá erguê-la novamente, mas se protegendo da outra,
que agora tem autonomia para balear. Quem for baleado não pode erguer a
garrafa. Se a equipe conseguir reerguer a garrafa antes de todos serem
baleados, ela ganha. Mas se todos forem baleados e a garrafa continuar no
chão, a outra equipe ganha.
21) GUERRA DE MANDIOCA
Jogam duas pessoas, cada uma com a sua mandioca
segura pela metade. Cada um tem a sua vez de bater com toda a força na
mandioca que o outro segura. Ganha quem quebrar a mandioca do adversário
primeiro.
22) PICHORRA
Uma bexiga é pendurada no alto e os
representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la
com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.
23) BOLICHE CEGO
Jogam um participante de cada equipe. É um
boliche comum, mas os participantes jogam de olhos vendados. O objetivo do
jogo é derrubar o último pino, não importando quantos lançamentos foram, uma
vez que quando um erra, é a vez do outro. Quem conseguir, vence.
24) ARREMESSO DE BAMBOLÊ
Tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma
pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem
conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais
pontos.
25) ENCAIXE HUMANO
Dinâmica com 4 pessoas sentadas em bancos.
Primeiro, cada participante senta nas costas do outro. Depois que todos já
estiverem "deitados", retiram-se os bancos. Como sair da situação?
26) PASSA OU REPASSA
Todos brincam. Porém, em cada rodada, um jogador
de cada equipe participará. Seria interessante que as perguntas fossem
ligadas a um único tema em cada vez que esse jogo for praticado. Será feita
uma pergunta (sem alternativas) para um dos participantes. Se ele responder
corretamente, dá uma tortada na cara do rival, ou vice-versa, se ele errar.
Se ele não souber, ele passa. Se o adversário não souber, ele repassa. Se,
mesmo assim, o primeiro não souber, ou errar, o seu rival dará uma tortada na
cara dele. Porém, se ele acertar, é ele quem dá a tortada. Vence a equipe que
acertar mais perguntas e, claro, receber menos tortadas. OBS.: Fazer
dezenas de tortas pode sair mais barato do que parece. Basta sentar e pensar
em ingredientes baratos que podem render vários pratos de torta. Ex.: Lama.
27) SALTO EM DISTÂNCIA
Jogam dois representantes de cada equipe. Um
participante salta e depois o seu adversário. Após isso, a distância aumenta.
Se o participante for o primeiro a pular em uma distância e errar, deverá torcer
para que o outro também erre, pois assim terá outra chance. Ganha quem
conseguir saltar uma distância que o outro não conseguiu.
28) GOLFE
Jogam dois representantes de cada equipe. Cada
participante terá um taco (qualquer pedaço de madeira comprido) e terá
direito a uma tacada por vez. O participante que conseguir colocar a bola no
buraco primeiro vence a partida.
29) CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma
distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão
pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.
30) CORRIDA DAS CADEIRAS
Correm um representante por equipe. É uma corrida
de ida e volta onde cada representante deverá correr sentado em uma cadeira
(não pode largá-la por nada). Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas,
ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar
primeiro.
31) VÔLEI IMPROVISADO
O Jogo normal de vôlei, mas utilizando outro
objeto no lugar da bola (balde, vasilha, almofada, mochila, alguma fruta ou
legume...)
32) CESTINHA
Jogam duas equipes e dois ajudantes. A
brincadeira funciona como um jogo de basquete, mas só há uma cesta, que na
verdade são duas pessoas, de braços dados e abertos. Quem fizer uma cesta,
escolhe alguém da dupla para substituí-lo na equipe e ele será a nova metade
da cesta. A equipe que fizer mais cestas, vence a partida.
33) PAR OU IMPAR
Jogam um representante de cada equipe. Os
participantes deverão pular sobre um passeio de cerâmica conforme vão
ganhando. É assim: os jogadores escolhem par ou impar uma única vez e vão
jogando várias vezes. Quem ganhar avança uma casa (uma cerâmica). Quem perder
fica onde está. E por aí vai até alguém chegar na última casa.
34) PEGADINHA DO ANIMAL
Entrega-se a cada participante um papel com o
nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de
mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa
correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da
direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se
abaixe. Obs.: todos os animais são iguais, e quando o
coordenador chama o nome do animal todos vão cair de bunda no chão, causando
uma grande risada geral.
35) ÔNIBUS
É a versão em grupo da "Corrida das
Cadeiras". Haverão duas equipes. Os integrantes de cada equipe ficam
sentados em cadeiras, um atrás do outro, formando um ônibus (os ônibus devem
estar bem separados um do outro). No JÁ, os participantes movimentam as
cadeiras pra frente e começam a botar o ônibus pra andar. O objetivo do
ônibus será cruzar a linha de chegada integralmente. A equipe que o fizer
primeiro, vence.
36) NUMEROBOL
Jogam duas equipes (cada uma em seu campo). Os
participantes ficam sentados paralelamente às linhas laterais da quadra
formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual.
Cada jogador será numerado, na ordem da fileira, de 1 até 10, por exemplo. O
mesmo para a outra equipe. No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor,
que gritará um número, por exemplo, 7, os dois jogadores (uma de cada equipe)
que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão
fazer uma cesta. Vale roubar a bola na marra.
37) APITO ESCONDIDO
Faz-se uma roda onde todos estarão em pé. Algumas
crianças sairão da roda e não escutarão a explicação inicial do monitor.
Quando as crianças voltarem, uma por vez, será dito a ela que na roda existe
um apito, com alguma criança, e ela deve descobrir com quem está. São várias
tentativas até que a "vítima" descubra que, na verdade, o apito
está preso nas costas do monitor e este dava as costas para uma criança
qualquer, que apitava levando as mãos até a boca, assim como os demais, que
fingem ter o apito.
38) ENTRE AS PERNAS
Forma-se uma roda, todos em pé e com as pernas
ligeiramente afastadas, de modo a tocar lateralmente o pé dos companheiros ao
lado. O objetivo é fazer gol entre as pernas dos companheiros, que tentarão
defender-se das bolas que possivelmente venham em sua direção. Não é
permitido tocar a bola com outra parte do corpo a não ser as mãos e a bola
deve correr sempre rasteira. Tomando um gol (bola passando entre as pernas) a
pessoa deve virar, ficando de costas para a roda, porém ainda podendo marcar
gols. Acrescentar o número de bolas durante o jogo é interessante.
39) SINCRONISMO
Jogo de duplas. Brinca uma dupla de cada vez. Os
participantes segurarão as extremidades de uma folha de jornal. O mestre irá
dinamizar as ações a serem cumpridas pelas duplas (correr, saltar, girar
etc.) sem que se rasgue o jornal. A dupla que ficar mais tempo com o jornal
sem rasgar vence a prova.
40) VALE TUDO
É uma espécie de futebol. E como toda partida de
futebol, há dois times e ganha quem faz mais gols. Porém, não há regras. Pode
usar a mão, chutar, tomar a bola, derrubar... Há só um gol.
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domingo, 21 de julho de 2013
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Pintura com garfo.
Oi pessoal
Aqui mais uma técnica de pintura dessa vez usando garfo descartáveis
DICA use muitas cores.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Desabafo
Hoje fiquei muito triste durante uma pesquisa na net tem um pessoal copiando todo o meu trabalho e colando em seu blog como se fosse fosse publicação própria não poem nem link de onde foi tirada a publicação. Não estou falando de uma publicação mais de varias no mesmo blog. tudo que faça e com muito amor e compartilho para possa ajudar a todos com meu trabalho.
terça-feira, 16 de julho de 2013
Pintura com vela
Oi pessoal!!
Realize uma pintura usando vela e tinta deixe que as crianças faça rabisco usando a vela e após pinte usando tinta e pincel .Dica faça desenhos e o nome das crianças.
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